Pop Up Film Residency
Estão encerradas as inscrições para a Pop Up Film Residency, que acontece este ano nas Faroe Islands (território da Dinamarca). Com duração de três semanas entre agosto e setembro de 2023, a residência realizada em parceria com o Projeto Paradiso é direcionada a um diretor-roteirista de ficção brasileiro com pelo menos dois longas-metragens de ficção lançados em salas ou festivais. Na inscrição, o profissional teve que apresentar um tratamento de seu projeto de 6 a 12 páginas.
A Pop Up Film Residency é uma idealização do francês Matthieu Darras, que foi diretor artístico do Torino Film Lab por 10 anos e programador da Semana da Crítica do Festival de Cannes. A iniciativa tem como diferencial oferecer mentorias customizadas em um ambiente de residência, que permite ao roteirista dedicar tempo de qualidade ao processo de criação e desenvolvimento da obra. O mentor é definido conforme o perfil do projeto e do profissional selecionado.
A parceria do Projeto Paradiso com a Pop Up Film Residency garante uma vaga para um brasileiro. A residência é parceria de outras entidades, laboratórios, festivais e mercados internacionais, como o Next Step, do Festival de Cannes, o Hezayah Lab, do Doha Film Institute, e o When East Meets West.
Regulamento, inscrições, bate-papo
A Bolsa Paradiso cobre o valor integral da residência e oferece uma ajuda de custo de R$ 10.000, para gastos com passagem aérea. Confira o regulamento a seguir:
Para tirar dúvidas, organizamos um bate-papo com Darras, o roteirista participante da edição 2020-21, Esmir Filho, e a diretora executiva do Projeto Paradiso, Josephine Bourgois. Você pode conferir a conversa na íntegra no Canal Paradiso.
Edições anteriores
Essa é a quarta vez que o Projeto Paradiso oferece bolsa para a Pop Up Film Residency.
Em 2022, a cineasta Caru Alves de Souza foi selecionada para o programa com Corações Solitários, projeto de longa-metragem produzido pela Manjericão Filmes. O anúncio da seleção foi realizado durante o Marché du Film pela equipe do Projeto Paradiso e da Pop Up – o fundador e diretor, Matthieu Darras, a gerente de programas, Kristína Aschenbrennerová, e a produtora e host da residência, Marija Razgutė. Caru recebeu uma Bolsa Paradiso para cursar a residência e passou a integrar a Rede Paradiso de Talentos.
Esmir Filho foi o roteirista e diretor selecionado para participar da edição de 2020 com o projeto Indetectável. Devido à pandemia de Covid-19, a residência foi realizada apenas em 2021, em Atenas, na Grécia, com mentoria de Kallia Papadaki.
Já Beatriz Seigner participou da primeira edição, com o projeto Enquanto Eles Dormem, com residência em Bratislava, na Eslováquia. Ela recebeu a tutoria de Joelle Touma, roteirista franco-libanesa de O Insulto, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018.